Bú! :-P

Palhaço, Profissão Desapego

Profissão Desapego

O artista deve trabalhar as mais diversas áreas da vida. Habilidades, fazeres, arte, música, e também, desapego. Nada do que está aqui é seu, nada do que você tem, te pertence de verdade. No final das contas, tudo é passageiro, tudo fica dentro do Planeta.

Antes de entrarmos no mundo da confusão, se é que já não entrou, explicarei melhor. Cirurgião Acerola e Cirurgião Gaguelho visitaram a Sirleide durante 8 meses aproximadamente, e como toda rotina, o desafio artístico aqui é não cair na rotina. Cada semana uma proposta diferente, se é que ela também gostaria de algo diferente. O palhaço nunca sabe o que quer levar e o que a criança quer, tudo é decidido na hora, no momento presente!

Essa despedida não foi daquelas que você lamenta a morte, pelo contrário, Sirleide teve alta! Eba! Iuuupiiii! Sensacional! Oito meses de internação é uma eternidade, e não rever ela ali naquela caminha é ótimo!

Por outro lado, o título do texto é “Palhaço, Profissão desapego”. Pois é, é trabalho difícil esse de se desapegar. Foram oito meses de convivência profunda e engraçada. No nosso penúltimo encontro, fizemos uma disputa de melhor dançarino. Eu, Cirurgião Gaguelho, Sirleide, sua mãe e umas enfermeiras. Não houve vencedores porque essa disputa era na verdade só um motivo pra todos requebrarem e chacoalharem seus esqueletos, e não é que a Sirleide se jogou na dança, requebrou e tudo mais!

Combinamos “o próximo encontro a gente leva o concurso da nova loira do Tcham”. Preparamos tudo, peruquinha loira, sainha, pandeiro, violão e requebrado de sobra! Até encontramos a sua mãe no corredor que nos comunicou a alta. Seguimos a nossa rotina, um pouco acelerados para realizar essa despedida feliz.

Mas, não conseguimos chegar a tempo, todos já tinham ido para suas casas, felizes! Não deu tempo, mas fica aqui o nosso “tchau e não volte mais aqui” pra ela. Sim, não volte mais, hospital não é lugar de criança! Somos muito agradecidos por todos os ensinamentos nesses encontros, e como aprendemos!

Não apresentamos a nossa cena, guardamos o material do concurso e voltamos para casa, cada um trabalhando seu desapego.

Ou talvez, o Universo tenha sido tão bondoso que deixou o nosso último encontro sendo o melhor e mais marcante, já que foi mesmo!

Valeu Sirleide, vida longa!

Artista: Tiago Abad

Palhaço: Cirurgião Acerola

Cidade: Campinas

Hospital: Mário Gatti

Mês: março – 2016
#Compartilhe

Um Comentário

  1. Rosa Maria
    Que lindo Tiago! Tenho imensa felicidade em ser sua tia. Qdo eu crescer, quero ser igual à você. Parabéns
    Deixe um Comentário 31 de maio de 2016 at 11:51

Deixe um Comentário