Logo Cirurgiões da Alegria Logo Cirurgiões da Alegria
MENU

A Associação

Cirurgiões da Alegria é uma Associação Beneficente sem fins econômicos que atua em hospitais públicos e iniciou suas atividades em 18 de outubro de 2006.
O Elenco é formado por artistas que têm como ofício a Arte do Palhaço, e através do olhar e da escuta se conectam com os pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, propiciando relações potentes e encontros bons, apoiados na sensação, pensamento, sentimento e intuição a base da nossa metodologia.

Missão

Transformar ambientes hospitalares por meio da atuação profissional de palhaços. Operando nas áreas de capacitação e formação, criações artísticas, produção de conhecimento e pesquisa, compartilhando essas experiências com a sociedade sempre com a finalidade de despertar a alegria.

Visão

Ser uma organização de referência na Arte do Palhaço no Hospital no interior do estado de São Paulo.

Valores

Alegria, Qualidade, Transparência, Sutileza nas Relações e Profissionalismo.

PRÊMIOS E CERTIFICAÇÕES

Em 2010 recebeu o Prêmio Cultura e Saúde concedido pelo Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura em articulação com o Ministério da Saúde.

É reconhecida em 2012 pela Prefeitura Municipal de Limeira com o título de Utilidade Pública Municipal pelo impacto de suas ações.

Em 2017 recebeu o título de Ponto de Cultura do Ministério da Cultura através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

Em 2018 pelos seus relevantes serviços prestados em prol da comunidade de Limeira recebeu o Diploma de Gratidão e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby”.

Também em 2018 recebeu o Prêmio Melhores Ongs realizado pelo Instituto Doar e Rede Filantropia, prêmio este destinado às 100 melhores ONGs do Brasil, pelas boas práticas de gestão e transparência nos processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação.

A História

Quando Eliseu Pereira, ainda criança, corria para ver o circo chegando em sua cidade, em Limeira, no interior de São Paulo, e lá fora ficava horas olhando aquela lona, imaginando o que acontecia sob ela, não imaginava que um dia seus caminhos o levariam para dentro do universo circense, especialmente, para o planeta palhaçaria. No entanto, em vez de uma lona colorida ser palco de suas trapalhadas, tecidas para um público que vai ao encontro do artista, seu palhaço, o Gaguelho, ganhou título de Cirurgião e viu nos hospitais o lugar perfeito para manifestar sua arte com alegria a quem menos isso espera.

A ideia germinou quando Eliseu se envolveu com um trabalho voluntário em 2002, lá mesmo em sua cidade. E ganhou impulso quando conheceu Wellington Nogueira, coordenador geral da organização Doutores da Alegria, que, com a arte do palhaço, intervém junto a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. “O grande desejo era trabalhar com essa arte, fazer dela um ofício”, Eliseu conta. Para tanto, ele se permitiu um processo profundo de pesquisas e a participação em várias oficinas e cursos de formação.

Em 2004, recebeu um convite do Wellington para fazer parte de um projeto-piloto no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas. O que era para ser um plano de seis meses acabou se estendendo para 22. E a ideia se tornou um ideal em 18 de outubro de 2006, quando surge a Associação Beneficente Cirurgiões da Alegria, que, além de oferecer a atuação de palhaços em ambientes hospitalares, propicia aos artistas da cidade de Limeira e região a chance de trabalharem profissionalmente neste segmento.

Desde então, o elenco já passou por muitas transformações, ocorridas ora por falta de recursos (inviabilizando, assim, recrutar e manter uma grande equipe de artistas), ora por uma carência mesmo de profissionais na região. Mas o mais importante é que a Associação Beneficente Cirurgiões da Alegria continua e continuará exercendo a base da sua Missão, despertar alegria.

Créditos: Naélia Forato e Rômulo Santana Osthues


Diretoria Estatutária

GESTÃO 2022 – 2026

Regiane Cristina Testa da Gloria – Presidente
Fábio Ponte – Tesoureiro
Juliana Maria de Oliveira – Secretária

CONSELHO FISCAL

José Francisco Packer
Cristiane de Abreu
Eliseu Pereira da Gloria

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO

Eliseu Pereira – Fundador e Coordenador Geral
Regiane Gloria – Coordenadora Administrativa e Financeira
Guilherme Testa da Gloria – Assistente Administrativo e Produção
Juliana Maria de Oliveira - Assistente Administrativa

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Eliseu Pereira – Coordenador
Fábio Ponte – Assessoria de Comunicação
Agência Álamo – Produção de Conteúdo

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO E PESQUISA

Tiago Abad – Coordenador Artístico

ASSESSORIA CONTÁBIL

Astro Escritório Fisco Contábil

DEPARTAMENTO JURÍDICO

Escritório Ubirajara Gomes de Mello Advogados Associados


O que fazemos

Programa Visita da Alegria

Através do Programa Visita da Alegria, uma dupla de palhaços interage com crianças e adultos de um hospital parceiro, uma vez por semana, 6 horas por dia durante o ano todo, criando laços de amizade e cumplicidade com os pacientes, seus parentes e profissionais da saúde.  Em 2022 o programa completou dezesseis anos, chegando a 142 mil visitas.

Hospitais Parceiros:

Hospital Santa Casa – Limeira

Hospital dos Fornecedores de Cana - Piracicaba

Hospital PUC – Campinas


Elenco
Foto Cirurgião Gaguelho / Eliseu Pereira

Cirurgião Gaguelho

É pedabobo, musicólogo e receita anestesia musicalesca. Atualmente está pesquisando a bobololologia e está infiltrado no meio acadêmico, concluindo seu bestrado.

Eliseu Pereira

Tem a Arte do Palhaço como ofício é Empreendedor Social, fundador da Associação Beneficente Cirurgiões da Alegria e se formou Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Anhanguera de Limeira.

Foto Cirurgião Acerola / Tiago Abed

Cirurgião Acerola

Desde que nasceu foi semente, fruta, bebê, criança, adolescente e agora, adulto. Acerola não é só um rostinho lindo num corpo perfeito, acredita que a humildade faz o homem. Formado Cirurgião de lá ou de cá em Maçãxucetis, onde concluiu seu Próstrado em Conversas Inúteis. Sua principal descoberta foi a de que toda conversa longa tende a causar esquecimento, as curtas podem ser úteis ou inúteis, e quem não fala não consente, só consente quem é sentido. Perdido dentro de si próprio, ainda não encontrou a saída para as abobrinhas que saem da cabeça. Hoje em dia pesquisa como aumentar o buraco da agulha ou afinar a linha, pensando que os movimentos de apertar os olhos causam rugas em muitas costureiras. Resumindo, é um palhaço fofo, ou gordinho mesmo.

Tiago Abad

É Palhaço, Psicólogo, Coaching e Empreendedor. Há mais de 10 anos atua como palhaço em hospitais, e pesquisa a arte do palhaço. Já estudou com alguns mestres como Val de Carvalho, Soraya Saide, Raul Figueiredo, Roberta Calza, Thais Ferrara (Doutores da Alegria); Márcio Ballas, Gabriella Argento (Jogando no Quintal); Silvia Leblon; Michael Christensen (Big Apple Circus); e Leris Colombaioni (Circo Ercolino – Itália).

Cirurgiã Juvelinda Canela Fina / Cristiane Abreu

Cirurgiã Juvelinda Canela Fina

Juvelinda, tão jovem quanto linda, não nasceu, simplesmente foi abduzida. É Besteirologa e seu talento é se perder, se encontrar, nunca saber onde está. Não receita remédios porque não se lembra dos nomes. Tem a arte da engabelação, já ganhou o Troféu Delicadeza. Com talento para a bonecaria, sua especialidade é fazer bonecos de rostos alheios e lhes ensinar receitas de amor.

Cristiane Abreu

É Atriz, Produtora Cultural e Arte Educadora, formada pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, além de formação também pela UNICSUL. Pós graduada em Psicologia Positiva e Coaching.

Foto Cirurgiões Gaguelho e Acerola

Processo
seletivo...

Para integrar ao elenco de palhaço do Cirurgiões da Alegria é preciso atuar como palhaço profissional ou ator especializado na linguagem do palhaço, com registro na DRT (Delegacia Regional do Trabalho), possuir CNPJ (Empresa MEI, EIRELE ou outra), ou estar filiado a uma cooperativa de classe.

A Associação contrata artistas quando ocorre a ampliação do Programa Visita da Alegria para outros hospitais ou dependendo das necessidades da mesma.

Se você já atua como palhaço profissionalmente e quer participar do elenco, envie seu material em um único PDF para contato@cirurgioesdaalegria.org.br contendo:

Portfólio artístico, currículo, formação artística, principais trabalhos, experiências na linguagem do palhaço, habilidades artísticas, número de documentos (RG, CPF, DRT e Cartão do CNPJ), idade, endereço e contato.
Carta de interesse.
Duas fotos – uma de “cara limpa” e outra do palhaço.

Assim poderemos entrar em contato com você quando surgir uma vaga.


Seja um voluntário
voluntarios.jpg

Os Voluntários atuam na produção e organização dos eventos sociais, como: jantares, festas, manhã de doces, festivais, atividades no Espaço Cultural Cirurgiões da Alegria e nas campanhas de doação de sangue e de medula óssea.

Toda atividade voluntária é subordinada a Diretoria e ao Departamento de Eventos dos Cirurgiões da Alegria (DECA).

Este regulamento foi criado para direcionar os voluntários a seguirem em comunhão com os ideais e princípios da Associação.

Para se tornar um Voluntário é necessário:

  • Preencher o formulário via internet;
  • Participar da Oficina Cirurgiões em Conexão que é realizada duas vezes ao ano (é realizada desde que tenha a quantidade mínima de 15 pessoas);
  • Ter disponibilidade de tempo para participar dos eventos e campanhas da Associação.
Ao prosseguir, declaro que li e estou de acordo com o regulamento para voluntários dos Cirurgiões da Alegria.
CLIQUE AQUI para fazer a sua inscrição!

Biblioteca e Videoteca

Aqui você encontra uma seleção de materiais que separamos cuidadosamente para quem quer saber mais sobre a linguagem do Palhaço, seja para se informar, para pesquisar, para entender melhor nosso trabalho ou porque se encantou com a possibilidade de desenvolver esse talento.

Leia, assista, aprenda e, acima de tudo, divirta-se!


Transparência

Blog
POSTADO POR Eliseu Pereira| 15 abril 2024
NOTÍCIAS

Buscando Conhecimento!

Você já ouviu falar da Missão da Associação Cirurgiões da Alegria? Olha só: 
"Transformar ambientes hospitalares por meio da...

POSTADO POR Eliseu Pereira| 11 abril 2024
CCPAI
ESPETÁCULOS

Grupo Berimbantos se Apresenta na Associação Cirurgiões da Alegria!

Histórias Contadas e Cantadas - com o Grupo Berimbantos.

Venha curtir conosco uma mistura inusitada com muita cultura! Nessa...

POSTADO POR Eliseu Pereira| 25 março 2024
PLANTÃO ESPARADRAPO

Flor!

A flor é o copo da abelha, sabe como nasce uma cena? Esse mês criamos uma nova cena. Essas cenas...

POSTADO POR Eliseu Pereira| 19 fevereiro 2024
PLANTÃO ESPARADRAPO

Programa Visita da Alegria em Ritmo de Carnaval!

Mês de fevereiro é mês do carnaval, e todos nós brasileiros sabemos que a grande maioria da população gosta mesmo...

POSTADO POR Eliseu Pereira| 19 fevereiro 2024
EMPRESAS
PROGRAMA VISITA DA ALEGRIA

Empresa Zaccaria é Patrocinadora da Alegria!

A Zaccaria, em Limeira-SP é mais uma seleta empresa que integra nosso grupo de Patrocinadores da Alegria, contribuindo diretamente com...

POSTADO POR Eliseu Pereira| 08 fevereiro 2024
CCPAI
EVENTOS

A Suculenta Polenta Quatro Queijos - 2024

No sábado, dia 27 de abril, às 20h, acontecerá no CCPAI a Suculenta Polenta Quatro Queijos, uma noite italiana onde...


Patrocínio

Apoio

Seja sócio

O trabalho dos Cirurgiões da Alegria é totalmente gratuito para o hospital e para o público e a sustentabilidade da Associação provém de Leis de Incentivos Fiscais (Lei de Incentivo a Cultura e PROAC ICMS), doações de empresas, sócios mantenedores, eventos, apresentações de espetáculos teatrais e através de nossa palestra show.

O programa Sócio Mantenedor da Alegria tem como objetivo trazer o apoio financeiro de simpatizantes da causa à manutenção dos projetos da Associação.

Esta é uma das formas de você Despertar Sorrisos, doando qualquer valor.

As doações a partir de R$30,00 mensais dão direito à uma carteirinha de Sócio Mantenedor da Alegria, a contribuição é feita através de boleto bancário.

Tornando-se um Sócio Mantenedor da Alegria, você terá benefícios e vantagens nos produtos Cirurgiões da Alegria.

Clique e saiba onde os recursos são investidos.
Conheça Algumas Vantagens
  • 50% descontos nos espetáculos teatrais e cursos dos Cirurgiões da Alegria.
  • 20% descontos nos produtos (camisetas).
Sua colaboração é muito importante!
Quero ser um
Sócio Mantenedor
Doação Esporádica

Depósito em Conta Corrente
Associação Beneficente Cirurgiões da Alegria
Agência: 0001
Conta: 2996008-7
Instituição: 403 - Cora SCD
Nome da Empresa: Cirurgiões da Alegria
CNPJ: 08.575.595/0001-15

Outras Formas de Contribuir

Galeria de fotos e vídeos
Visita no Hospital Mário Gatti em Campinas - 20 de December de 2018

Visita no Hospital Mário Gatti em Campinas

20 de December de 2018

Ver mais
Visita no Hospital Medical em Limeira - 19 de December de 2018

Visita no Hospital Medical em Limeira

19 de December de 2018

Ver mais
Caravana SP visita liberada aos Cirurgiões da Alegria - 20 de December de 2018

Caravana SP visita liberada aos Cirurgiões da Alegria

20 de December de 2018

Assista

Deixe sua mensagem