Logo Cirurgiões da Alegria Logo Cirurgiões da Alegria
MENU

Plantão Esparadrapo - O Palhaço Quebrado

Publicado em 16 de janeiro de 2020


Quando todas as condições nos favorecem, tudo fica fácil. Aliás, é muito difícil pensarmos em limitações quando tudo está bem. Eu pelo menos não penso como seria difícil para um cadeirante subir em uma calçada, o senhor com a muleta atravessar a rua, ou aquele adolescente que vem ali pulando igual Saci com a perna engessada. Não penso também como seria a vida sem algum membro do corpo, como seria ter que ajudar um enfermo dentro de casa, ou estar tomando banho com a ajuda dos outros.

Essas questões afloraram muito quando quebrei meu braço direito. Bem o direito, que uso para praticamente tudo. O acidente ocorreu no mês de julho, porém, passei o mês de agosto engessado, com uma série de dificuldades de adaptação para mover todas as tarefas para a coitada da mão esquerda. Comer, abrir uma garrafa, um pote de vidro, escovar os dentes e até me limpar, são tarefas muito complicadas. No começo era pior, agora, um pouco mais treinado, até que me viro bem.

E trabalhar? Fica igual? Não! Fica difícil também! As magiquinhas, ficam praticamente impossíveis de serem realizadas; os truques, somente alguns; as claques (tapas), só se eu for o proponente; quedas, nem pensar; trombadas, com muito cuidado. Realmente uma adaptação um tanto complicada.

No primeiro dia de braço quebrado, refletindo um pouco sobre como faria algumas coisas, chegamos ao quarto andar na Pediatria, vou para o primeiro quarto, está uma criança com a perna engessada. Ela me olhou, eu pensando “e agora?”, olhou para a mãe e disse “olha mãe, o palhaço também está quebrado!” e deu uma gargalhada.

Olhei com aquela cara de toioba, já que ele me surpreendeu, e todos rimos! Resumo da história, quando estiver quebrado, pergunte a uma criança o que ela pensa sobre isso.



Artista: Tiago Abad

Palhaço: Cirurgião Acerola

Cidade: Campinas

Hospital: Mário Gatti

Mês: agosto - 2019




Leia também
  • Flor!

    leia mais
  • Um Sonho Realizado, Uma Comunidade Fortalecida

    leia mais
  • Empresa Zaccaria é Patrocinadora da Alegria!

    leia mais
  • Programa Visita da Alegria em Ritmo de Carnaval!

    leia mais
  • A Suculenta Polenta Quatro Queijos - 2024

    leia mais