

MENU
- Fechar Menu
- Quem Somos
- Transparência
- Blog
- Fotos e Vídeos
- Contato
- Colabore
- Quero Patrocinar
- PARA EMPRESAS
-
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras Fazer download VLibras
Essa é uma história que já dura alguns meses. Em momentos de sobe e desce (UTI no terceiro andar e Enfermaria no segundo andar), está uma senhora simpática, cheia de energia, que se esforça para se comunicar e estar em relação com a gente a cada encontro.
À primeira vista, olhei e vi minha avó, ali no leito. Uma senhora, muito parecida, me fez recordar dos tempos da Vó Elza. Pode ter sido a saudade que sinto dela que interferiu, mas há algumas semelhanças, com certeza.
Não sabíamos se poderíamos nos aproximar, já que está com respirador, caninhos, acessos e uma série de aparelhos ligados. Até que a equipe nos convida para ir e conversar, e afirmam que ela é animada.
A primeira impressão foi de uma relação difícil, já que geralmente as pessoas que estão ligadas nestes aparelhos, estão mais debilitadas. Chegamos de mansinho, estabelecendo o olhar, um cumprimento, dois, e não passou muito tempo até que estávamos brincando e ela reagindo e falando (sem sair som), entendemos tudo!
Sim, ela fala pausadamente, fazemos leitura labial, e a cada resposta nossa, ela vira o rosto e ri, um olhar vivo, cheio de energia, nem de perto a imagem que observamos inicialmente.
A cada visita, uma novidade, fez aniversário, cantamos parabéns, ouviu Zezé de Camargo e Luciano no rádio, dupla que é fã. A Fisioterapeuta Camila, foi além, trouxe um óculos de realidade virtual, ela participou do show, viu ao vivo, bateu palmas, chacoalhou o corpo, dançou, a tecnologia a serviço, e que baita serviço! Um espetáculo!
Aliás, pequenos gestos fazem grande diferença, tiro aqui meu chapéu para a fisioterapeuta, que faz um lindo trabalho de escuta ativa, fica ligada nas necessidades e nos desejos dos pacientes, faz o possível e encanta sempre! Parabéns à Camila Santana, fisioterapeuta na UTI do HFC!
Hoje chegamos na UTI, ela nos olha de longe, acena com energia, sorri, pintaram suas unhas, passou batom, falou com a gente, mesmo de longe, entendemos, brincamos, sorrimos e torcemos. E como torcemos para que ela se recupere!
Quanto à equipe, fico cada vez mais encantado com o cuidado, e o resultado visível é que dignidade e humanidade fazem toda diferença.
Artista: Tiago Abad
Palhaço: Cirurgião Acerola
Cidade: Campinas
Hospital: Hospital da PUC
Mês: junho – 2023