Logo Cirurgiões da Alegria Logo Cirurgiões da Alegria
MENU

“Filosofia do Encontro”: Uma Prosa na SIPAT do Covabra em Jundiaí

Publicado em 29 de setembro de 2026

No dia 18 de setembro de 2026, a Associação Cultural Cirurgiões da Alegria esteve em Jundiaí para participar da SIPAT do Covabra, realizando a Filosofia do Encontro, uma palestra em formato de prosa, com colaboradores das Unidades 1 e 2 da empresa. 

Duas unidades, públicos diferentes e uma mesma pergunta atravessando os encontros: como temos encontrado as pessoas no nosso dia a dia? A prosa foi conduzida por Eliseu Pereira, presidente da Associação Cultural Cirurgiões da Alegria e pesquisador da Arte do Palhaço, a partir de uma experiência construída ao longo de mais de duas décadas de trabalho com o encontro humano.

Durante os encontros, os colaboradores foram convidados a conversar e refletir sobre presença, percepção, respeito, empatia, escolhas e relações. Mais do que apresentar respostas prontas, a proposta foi abrir espaço para que cada pessoa pudesse olhar para a maneira como se relaciona, escuta e se faz presente diante do outro.

A Filosofia do Encontro nasce da experiência construída pelos Cirurgiões da Alegria em hospitais e outros espaços de convivência. Com o passar dos anos, aquilo que era vivido por meio da Arte do Palhaço começou também a encontrar palavras e novos caminhos em escolas, empresas e organizações.

Dentro da SIPAT, essa prosa ganha um significado especial. Falar de saúde e segurança no trabalho também passa pela qualidade das relações, pela comunicação, pelo respeito e pela maneira como as pessoas constroem o ambiente em que convivem diariamente.

De forma sensível e próxima, a experiência mostra que aquilo que os Cirurgiões da Alegria constroem há anos por meio da arte também pode contribuir para fortalecer encontros mais humanos dentro das organizações, em sintonia com os novos olhares trazidos pela NR-1.

Cada unidade viveu sua própria prosa. As reações, histórias e trocas foram diferentes, porque não existe encontro pronto: ele acontece a partir das pessoas que estão presentes.


Nosso agradecimento especial às colaboradoras Flávia e Karina, que entraram em contato com a Associação, fizeram o convite e contribuíram para que esses encontros acontecessem nas duas unidades do Covabra.

O cuidado desde os primeiros contatos até a realização da atividade também faz parte daquilo em que acreditamos: o encontro começa muito antes de subir ao palco.

Agradecemos ainda a todos os colaboradores das duas unidades do Covabra pela acolhida, participação e disponibilidade para a troca.

A alegria é a porta de entrada.
O encontro é o caminho.
O despertar da essência é o destino.

Leia também
  • [Plantão Esparadrapo] A Vida É Tão Rara

    leia mais
  • “Filosofia do Encontro”: Uma Prosa na SIPAT do Covabra em Jundiaí

    leia mais
  • 11º Festival de Palhaço & Variedades Celebra os 20 anos dos Cirurgiões da Alegria

    leia mais
  • Intervenção Artística e Palestra “Um Olhar Para a Vida” na BRK - Setembro Amarelo

    leia mais
  • Filosofia do Encontro Chega à1ª Escola Cívico-Militar de Limeira

    leia mais
Loja Online