[Plantão Esparadrapo] O Tempo é Nosso Grande Aliado.
Publicado em 07 de janeiro de 2026

Tem relações que são construídas rapidamente, são como as amizades, basta um olhar, um bom papo e pronto, já somos amigos. Como nem sempre é assim, outras amizades levam tempo, são construídas aos poucos, e geralmente são formadas por uma base sólida, é resultado de construção artesanal.
Chegamos na UTI Infantil e vimos uma menina toda enfaixada, cabeça aos pés, gemendo de dor, não queria papo, queimaduras em todo o corpo. Só passamos, interagimos pouco, o objetivo era que ela soubesse que estávamos ali. Já havíamos visitado seu pai em outro setor, também havia se queimado, ambos se recuperando.
Os dias foram passando, nos encontramos outras vezes, mas a nossa amiga queria pouco contato, e sabíamos que ia demorar, já que sua recuperação não era fácil, exige muita energia da criança, superação, aguentar a dor… e nós, Cirurgiões, sabemos que é importante respeitar o tempo das pessoas, das relações, e das amizades.
Certo dia, estávamos eu e a Cirurgiã Juvelinda, aparecemos como sempre, percebemos que a nossa troca de olhares estava diferente, havia mais receptividade por parte da nossa amiga. Tinha sido seu aniversário recentemente, cantamos parabéns em volume baixinho para não acordar as outras crianças, e também para ela perceber que estávamos dedicados a ela.
Todos da UTI se juntaram para cantar parabéns, suas palmas eram intenções, os bracinhos enfaixados limitavam uma palma de encostar na outra, mas entendemos que aquela era sua versão das palminhas.
Fizemos a magiquinha do dedo que acende, pedimos para ela soprar a velinha. Soprou, o dedo apagou. A magia aconteceu, um sorrisinho! Pronto, o tempo nos presenteou com mais uma boa relação!
Esse tal de tempo sabe mesmo como resolver as coisas…
Artista: Tiago Abad
Palhaço: Cirurgião Acerola
Cidade: Limeira-SP
Hospitais: Hospital Santa Casa de Limeira
Mês: dezembro – 2025