Logo Cirurgiões da Alegria Logo Cirurgiões da Alegria
MENU

Uma Nova Experiência: Cirurgiões da Alegria no Centro Cirúrgico.

Publicado em 29 de maio de 2024

Uma nova experiência na PUC Campinas: estamos no Centro Cirúrgico.

A Associação Cirurgiões da Alegria realiza o Programa Visita da Alegria há 18 anos. Pois é, este ano é o da maturidade. Traçando um paralelo com as responsabilidades humanas, uma pessoa se torna maior de idade e consequentemente adquire mais responsabilidades, perante suas decisões, direitos e deveres.

Com a Associação não está sendo diferente. A nossa maioridade trouxe uma série de boas notícias, bem como o aumento no volume de trabalho e arrecadação de recursos. Ou seja, o projeto que antigamente era menor (de tamanho mesmo), hoje aumentou de volume, com mais atuação nos hospitais, aumento do elenco, e das atividades.

Também nos abriu novas portas para novas experiências. Confesso que em termos de hospital, somando mais de 20 anos de experiência, acreditava já ter vivido praticamente todas as experiências possíveis.

Aprendi a lidar com a inconstância do ambiente, o trânsito de pessoas, uns vão, outros vem… aprendi a lidar com perdas, algumas bem dolorosas, inclusive. Aprendi a me reinventar em diversos momentos; que cada hospital tem sua realidade, e que as pessoas mudam constantemente. Cabe ao artista se adaptar. Aprendi um monte de coisas, mas isso já dá base para o próximo assunto.

Chegou o momento de aprender novamente. Eu que disse que aprendi praticamente tudo, na verdade falta mais uma experiência (também outras que ainda não enxergamos), e é a que vamos vivenciar. Antes disso, uma pergunta: onde é o lugar do Cirurgião? Um deles é passar visitas com os pacientes, e isso já fazemos em todos esses anos. 

Sem rodeios, vamos lá para a novidade. Na PUC Campinas, iniciamos a atuação dentro do Centro Cirúrgico. Sim, somos Cirurgiões da Alegria, não seria óbvio que estivéssemos neste setor? Na verdade não. Explico.

Diversas vezes, com o passar dos anos, flertamos com essa possibilidade, mas nada concreto. Sempre pensamos o local como o lugar da ”não distração”, já que as equipes estão envolvidas nas cirurgias, e precisam da máxima concentração.

Até que no início do mês veio o convite de um dos coordenadores do setor: “Trabalho há muito tempo na área da saúde, e nunca vi o trabalho no setor”. Ouvimos, aceitamos uma olhada e uma reunião para conversarmos sobre a possibilidade. Entramos, avaliamos, refletimos e agora, estamos fazendo um projeto piloto. 

Além das equipes fazendo cirurgias, há pessoas transitando, para lá e para cá aguardando a próxima, outros descansando, outros se organizando, discutindo casos, pacientes em espera, enfermagem, limpeza, segurança, café… praticamente um hospital dentro do hospital.

Faremos uma experiência. Já está acontecendo e tem sido muito divertida. Estamos nos acostumando com os sons, campainhas, trânsito, uniforme exclusivo; e as pessoas, com a nossa presença, captando o porque estamos lá.  

A lição que fica é: o aprendizado nunca acaba. Todo dia é dia de aprender algo novo! 


Artista: Tiago Abad

Palhaço: Cirurgião Acerola

Cidade: Campinas-SP

Hospital: PUC

Mês: maio – 2024

Leia também
  • Arraiá 2024 nos Hospitais!

    leia mais
  • Uma Nova Experiência: Cirurgiões da Alegria no Centro Cirúrgico.

    leia mais
  • O Arraiá Vem Aí!

    leia mais
  • Campanha "Juntos Pelas Crianças do Rio Grande do Sul"

    leia mais
  • Vem Aí: Workshop Confecção de Bonecos!

    leia mais