Logo Cirurgiões da Alegria Logo Cirurgiões da Alegria
MENU

O Menino que não Queria Tomar Remédio.

Publicado em 24 de abril de 2024

É fato que as crianças não gostam de tomar remédio. Se for daqueles docinhos, com gostinho de morango, que tem gosto de bala líquida e nem parece remédio, aí não tem reclamação. Agora, se for aqueles que tem gosto de remédio, cheiro de remédio e cor de remédio, aí é um trabalhão danado pra engolir. 

Chegamos em um dos quartos, e um dos pequeninos não queria tomar o remédio. Menino de cadeira de rodas, apresentava algumas limitações motoras. Sua mãe com o líquido em uma seringa, falando para a criança tomar, insistindo, e a criança, nada, ou melhor, dando aquele trabalho! Não, não e não!

Foi aí que eu e a Cirurgiã Juvelinda nos aproximamos, perguntamos o que estava acontecendo. Pedi para dar somente uma experimentada no remédio, pra ver se era ruim. Experimentei, gostei. Juvelinda também pediu, experimentou, gostou! A cada experimentada, vibrávamos, pois cada um tomou o remédio.

Juvelinda deu uma última experimentada, tomou, vibrou. A seringa voltou pra mim, vibrei com mais um golinho de remédio, foi para a criança… neste momento, só para você visualizar o cenário, é um quarto coletivo, haviam 4 mães, 4 crianças e uma enfermeira, que parou suas atividades para acompanhar a história.

Começamos a improvisar uma musiquinha: “toma remédio, pra tudo sarar”, um sambinha no cavaquinho, palminhas, todos começaram a cantar, letra fácil, gruda na cabeça. Todos apreensivos, parecia o Roberto Baggio quando foi bater o pênalti contra o Brasil na copa de 94 (eu sei, estou ficando mais antigo, se você não viu, joga no Youtube para assistir a cena).

Voltando ao episódio final… a seringa voltou para a mãe, a criança olhando meio que desconfiada, a platéia estava esperançosa, a ponta da seringa apontou para a boquinha, fez cara de difícil, mas tomou, e o quarto explodiu em alegria, parecia que ganhávamos a Copa do Mundo! Até a enfermeira que nos assistia, gritou gol... ops, vibrou!

E o menino que não queria tomar remédio, tomou! No final, deu um sorrisinho.


Artista: Tiago Abad

Palhaço: Cirurgião Acerola

Cidade: Campinas-SP

Hospital: PUC Campinas

Mês: abril – 2024

Leia também
  • Arraiá 2024 nos Hospitais!

    leia mais
  • Uma Nova Experiência: Cirurgiões da Alegria no Centro Cirúrgico.

    leia mais
  • O Arraiá Vem Aí!

    leia mais
  • Campanha "Juntos Pelas Crianças do Rio Grande do Sul"

    leia mais
  • Vem Aí: Workshop Confecção de Bonecos!

    leia mais