Logo Cirurgiões da Alegria Logo Cirurgiões da Alegria
MENU

Plantão Esparadrapo - A Despedida

Publicado em 19 de fevereiro de 2020


Visitamos a Sophia na UTI Pediátrica do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti durante um mês. Todas as vezes que a encontramos, estava dormindo, parecia em coma. Nunca vimos seus pais ou familiares, apesar das enfermeiras comentarem que sempre estão por lá. Deve ser porque passamos na parte da manhã e eles devem vir na parte da tarde.

Procuramos interagir com ela da maneira que conseguimos, hora fazendo um diário do dia, falando sobre o tempo, as flores e até algum acontecimento especial, hora tocamos uma música, jogamos conversa fora, mesmo que ela não responda, acreditamos que em algum lugar está aquela alma.

Uma semana atrás, a encontramos acordada! A equipe da UTI nos chamou “olha só quem está acordada!”. Entramos, ela nos olhou, sorriu, começamos a tocar músicas, as enfermeiras e as médicas começaram a cantar também e ela começou a dançar, do jeitinho dela, as perninhas balançando, bracinhos agitados, cabecinha balançando, e o corpo tendo aquele tremelique gostoso de quem está despertando para a vida.

Saímos do quarto muito felizes, a equipe veio nos agradecer pelo encontro maravilhoso! Todos vibraram! E a história perdurou durante um tempo entre nós inclusive, relembrávamos do acontecido com muita alegria, muito carinho, foi um momento lindo e marcante.

Chegamos nessa semana, empolgados, esperando repetir a cena. A médica nos recepcionou com os olhos marejados, as enfermeiras com olhares tristes, não entendemos. Quando falamos com a enfermeira chefe, ela começou a chorar e nos informou que a Sophia havia nos deixado. Entrou no centro cirúrgico rindo para todos e faleceu ali. Médicos e equipe ficaram arrasados. Com a gente não foi diferente, aquela notícia foi um banho de água gelada que escorreu pela espinha, criou um bolo no estômago, travou a garganta e bateu forte.

Olhamos para a UTI, as crianças dormindo, saímos de lá cabisbaixos, e fomos dar uma pausa para o almoço / respiro. Esse trabalho exige que o nosso estado de espírito esteja bom, e nesses momentos, nada como dar uma respirada e recobrar as energias para presentear outras pessoas com bons encontros.

Tchau Sophia, obrigado por nos presentear com sua despedida em grande estilo!

 

 

Artista: Tiago Abad

Palhaço: Cirurgião Acerola

Cidade: Campinas

Hospital: Mário Gatti

Mês: outubro - 2019

 



#CirurgiõesDaAlegria#CirurgiõesDaAlegriaSóBoasNotícias#Galzeranobebe#Galzerano#CerâmicaCarmeloFior#PalhaçoDeHospital#PalhaçoNoHospital#FazeroBem#MelhoresOngs2018#DiadeDoar#HospitalDrMárioGatti#SantaCasadeLimeira#PontoDeCulturaCirurgiõesDaAlegria#MinistérioDaCidadania#EscritórioRegionalSudeste#SecretariaEspecialDaCultura#SecretariaDeCulturaeEconomiaCriativa



Leia também
  • #pracegover
Cirurgiões Acerola e Gaguelho vestido de camisola e toca branca de pijama, Acerola está bocejando e Gaguelho está com as mãos estendidas com sonambulismo.
Na divulgação tem um quadrado na cor mostarda do lado esquerdo em cima que diz: Demos uma pausa em nossa rotina e descobrimos que em, casa existe o vírus do sono atrasado! 
No meio da peça tem o logotipo dos Cirurgiões da Alegria com o slogan Despertando Sorrisos.
Abaixo temos o quadrado azul céu com os dizeres: Vamos aproveitar esse momento e curtir nossas Famílias e lares. Voltaremos em breve!

    O Momento Exige Uma Pequena Pausa

    leia mais
  • Foto tirada no quarto do hospital Mário Gatti e tem uma criança na cama com os pés no lugar da cabeça e a cabeça no lugar do pé, a mãe está sorrindo na poltrona ao lado, em pé um de frente para o outro está os Cirurgiões Gaguelho e Acerola aparentemente estão discutindo, a criança está sorrindo também.

    Plantão Esparadrapo - A Cirurgia de Criança Invertida

    leia mais
  • #pracegover
Foto tirada no Ponto de Cultura Cirurgiões da Alegria 10 pessoas em círculo com as mãos estendidas brincando em um exercício do curso de palhaço.

    5 Motivos Para Você Fazer o Curso de Palhaço dos Cirurgiões da Alegria

    leia mais
  • #pracegover
Fundo da peça é em amarelo e marrom, cores da Nóz Café e Pães, Cirurgião Gaguelho está com jaleco branco e está sorrindo. no rodapé do lado esquerdo os logotipos da Nóz Café e Pães e da Associação Beneficente Cirurgiões da Alegria.

    Março Inicia Com Uma Novidade Incrível e Muito Doce

    leia mais
  • #pracegover

Peça com fundo roxo e com as fotos dos filmes da programação do cine pipoca 2020. São 10 filmes:
27/03 - Doutores da Alegria O Filme.
24/04 - O Gordo e o Magro - Dois Fantasmas Vivos.
29/05 - Mistero Buffo - Cia La Mínima.
19/06 - Charlie Chaplin - Fase de Ouro Vol. 4.
31/07 - Jogando no Quintal - Jogos de Improvisação de Palhaço.
28/08 - O Gordo e o Magro - Mestres do Baile.
25/09 - Charlie Chaplin - Fase de Ouro Vol. 5.
23/10 - Shrek 1.
27/11 - Patch Adams - O Amor é Contagioso.

    Aqui no Ponto de Cultura Vai Ter Filme e Pipoca o Ano Todo

    leia mais