Logo Cirurgiões da Alegria Logo Cirurgiões da Alegria
MENU

Plantão Esparadrapo - A Despedida

Publicado em 19 de fevereiro de 2020


Visitamos a Sophia na UTI Pediátrica do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti durante um mês. Todas as vezes que a encontramos, estava dormindo, parecia em coma. Nunca vimos seus pais ou familiares, apesar das enfermeiras comentarem que sempre estão por lá. Deve ser porque passamos na parte da manhã e eles devem vir na parte da tarde.

Procuramos interagir com ela da maneira que conseguimos, hora fazendo um diário do dia, falando sobre o tempo, as flores e até algum acontecimento especial, hora tocamos uma música, jogamos conversa fora, mesmo que ela não responda, acreditamos que em algum lugar está aquela alma.

Uma semana atrás, a encontramos acordada! A equipe da UTI nos chamou “olha só quem está acordada!”. Entramos, ela nos olhou, sorriu, começamos a tocar músicas, as enfermeiras e as médicas começaram a cantar também e ela começou a dançar, do jeitinho dela, as perninhas balançando, bracinhos agitados, cabecinha balançando, e o corpo tendo aquele tremelique gostoso de quem está despertando para a vida.

Saímos do quarto muito felizes, a equipe veio nos agradecer pelo encontro maravilhoso! Todos vibraram! E a história perdurou durante um tempo entre nós inclusive, relembrávamos do acontecido com muita alegria, muito carinho, foi um momento lindo e marcante.

Chegamos nessa semana, empolgados, esperando repetir a cena. A médica nos recepcionou com os olhos marejados, as enfermeiras com olhares tristes, não entendemos. Quando falamos com a enfermeira chefe, ela começou a chorar e nos informou que a Sophia havia nos deixado. Entrou no centro cirúrgico rindo para todos e faleceu ali. Médicos e equipe ficaram arrasados. Com a gente não foi diferente, aquela notícia foi um banho de água gelada que escorreu pela espinha, criou um bolo no estômago, travou a garganta e bateu forte.

Olhamos para a UTI, as crianças dormindo, saímos de lá cabisbaixos, e fomos dar uma pausa para o almoço / respiro. Esse trabalho exige que o nosso estado de espírito esteja bom, e nesses momentos, nada como dar uma respirada e recobrar as energias para presentear outras pessoas com bons encontros.

Tchau Sophia, obrigado por nos presentear com sua despedida em grande estilo!

 

 

Artista: Tiago Abad

Palhaço: Cirurgião Acerola

Cidade: Campinas

Hospital: Mário Gatti

Mês: outubro - 2019

 

SEJA PATROCINADOR DA CAUSA DA ALEGRIA 


#CirurgiõesDaAlegria#CirurgiõesDaAlegriaSóBoasNotícias#Galzeranobebe#Galzerano#CerâmicaCarmeloFior#PalhaçoDeHospital#PalhaçoNoHospital#FazeroBem#MelhoresOngs2018#DiadeDoar#HospitalDrMárioGatti#SantaCasadeLimeira#PontoDeCulturaCirurgiõesDaAlegria#MinistérioDaCidadania#EscritórioRegionalSudeste#SecretariaEspecialDaCultura#SecretariaDeCulturaeEconomiaCriativa



Leia também
  • O Menino que não Queria Tomar Remédio.

    leia mais
  • Um Sonho Realizado, Uma Comunidade Fortalecida!

    leia mais
  • Buscando Conhecimento!

    leia mais
  • Grupo Berimbantos se Apresenta na Associação Cirurgiões da Alegria!

    leia mais
  • Flor!

    leia mais