Logo Cirurgiões da Alegria Logo Cirurgiões da Alegria
MENU

Plantão Esparadrapo - A Música Toca Em Lugares Que a Gente Não Vê

Publicado em 18 de fevereiro de 2019

Romilda é uma enfermeira, das mais antigas do Hospital Dr. Mário Gatti, aliás, falta pouco para se aposentar. Durante todo esse tempo de trabalho, com certeza há uma coleção de histórias, de lembranças, boas e ruins. Vemos que ser enfermeira é trabalho duro, não pode fraquejar, é se colocar a disposição do cuidar, é oferecer uma certa dose de sacrifício em prol das vidas que encontra, é estar inteira para o outro, mesmo que não o conheça, ou se sabe de sua história, boa ou ruim, deve manter o seu papel.

Não deve ser tarefa fácil. Acompanhamos bem de perto a rotina das enfermeiras e enfermeiros, e vemos que no mínimo é preciso muito amor, força e dedicação a essa nobre profissão.

Dia desses chegamos no terceiro andar, Romilda sentada na saída do elevador, fazendo seu relatório diário. Nos aproximamos de mansinho, ela entretida nem percebeu a nossa chegada. Cirurgião Gaguelho dá uma batida sutil no seu violão, percorrendo os dedos por todas as cordas. A enfermeira se vira “Ah, são vocês! Quanto tempo!”. Verdade, o terceiro andar não é nosso roteiro, mas de vez em quando nos deixamos levar pelo Universo, para encontrar algo diferente pelo caminho.

“Vou me aposentar em breve”, foi uma das suas primeiras frases. Preparamos o terreno, falamos a respeito do ato de se aposentar, e o que se pode fazer depois de aposentada, e depois de várias sugestões o Cirurgião Gaguelho diz que o melhor de se aposentar é poder ir morar em um ranchinho bem simplesinho no meio do mato, nessa hora iniciamos a cantoria:

“Eu não troco meu ranchinho amarradinho de cipó
Por uma casa na cidade, nem que seja bangalô
Eu moro lá no deserto, sem vizinho, eu vivo só
Só me alegra quando pia, lá pr'aqueles cafundó

É o inhambu-xintã e o xororó
É o inhambu-xintã e o xororó”...

Foi bonito ver a intensidade com que ela cantou a música, seus olhos ficaram marejados e uma lágrima correu. Finalizamos a cantoria, ela os enxugou e disse.

“Poxa vida, essa música lembra muito meus pais, e quando me aposentar, é exatamente o que quero, um ranchinho”.

Vamos desconsiderar aqui, o fato de termos escolhido a música certa para a pessoa certa, mas vale apontar que a música toca em lugares que a gente não vê.


Artista: Tiago Abad

Palhaço: Cirurgião Acerola

Cidade: Campinas

Hospital: Mário Gatti

Mês: agosto - 2018


Música: O Inhambu Xitã e o Xororó

Cantores: Tunico e Tinoco 

Compositor: Athos Campos e Serrinha


Leia também
  • O Menino que não Queria Tomar Remédio.

    leia mais
  • Um Sonho Realizado, Uma Comunidade Fortalecida!

    leia mais
  • Buscando Conhecimento!

    leia mais
  • Grupo Berimbantos se Apresenta na Associação Cirurgiões da Alegria!

    leia mais
  • Flor!

    leia mais