Logo Cirurgiões da Alegria Logo Cirurgiões da Alegria
MENU

Workshop - Jogos Teatrais Para Crianças - Festival

Publicado em 08 de setembro de 2019

FESTIVAL DE PALHAÇOS & VARIEDADES - 6ª Edição

Dia 9 de novembro das 13 às 14h30min

Workshop: Jogos Teatrais Para Crianças

Nome do Ministrante: Leandro Bonin

Classificação: 7 a 10 anos

Evento GRATUITO: 10 vagas

Inscrição: https://forms.gle/zFuf3umTYJaVBFKQA

Local: Ponto de Cultura Cirurgiões da Alegria

Rua: Manoel Toledo Arruda 276 – Jd. Nova Europa – Limeira/SP

Mapa: http://cirurgioesdaalegria.org.br/#contato


RELEASE

Nesta faixa etária, a criança começa a conviver literalmente em grupos e necessita muitas vezes de estímulos para não se retrair ou inibir-se diante dos novos desafios. A oficina tem por objetivo iniciar técnicas onde os participantes possam experimentar e se conhecerem e se socializar.

INTRODUÇÃO               

Destina-se a crianças entre 7 a 10 anos, que demonstrem vontade de expressar-se através da Arte, ou mesmo para crianças que têm dificuldade de relacionar-se em grupo. Nesta faixa etária, a criança começa a conviver literalmente em grupo e necessita muitas vezes de estímulos para não se retrair ou inibir-se diante dos novos desafios.

O projeto visa promover, o uso do lúdico para despertar potencialidades corporais, vocais e criativas. A partir de dinâmicas para provocar a desinibição, jogos de atenção, leitura de contos e improvisações, o aluno será estimulado a desenvolver sua criatividade e uma boa relação de grupo.

OBJETIVOS                  

A oficina objetiva proporcionar um aprimoramento do relacionamento e da integração da criança com os outros alunos, através de dinâmicas que estimulam seu intelecto e desenvolvem o seu potencial criativo e sua socialização, além de introduzir o aluno no universo do Teatro.

Objetivos específicos das oficinas:

Desinibição;

Socialização;

Criatividade;

Imaginação;

Introdução ao universo da Arte;

Descoberta do Teatro;

Estímulos a utilização da palavra e do gesto;

Jogos para desenvolvimento da prontidão;

Jogos que estimulem o potencial artístico;

Jogos de comunicação teatral;

Criação coletiva de propostas artísticas teatrais;

Apresentações públicas de exercícios.

JUSTIFICATIVA  

O teatro torna-se, cada vez mais, uma poderosa atividade de comunicação, voltada diretamente a um ou mais grupos de pessoas. Ele permite com sua prática, desenvolver notavelmente as aptidões pessoais do indivíduo criando um forte veículo de disseminação de ideias e espontaneidade através de um canal lúdico, ao mesmo tempo, prazeroso e rentável, pois, o trabalho de corpo exerce papel fundamental no desenvolvimento e aplicabilidade na vida pessoal e social do indivíduo, auxiliando-o a superar as dificuldades e descobrir suas habilidades.

METODOLOGIA                  

A disciplina será com ênfase na realização de atividade prática individual e em grupo, ou seja, o aluno aprende fazendo. Os procedimentos didáticos estão fundamentados numa perspectiva de educação dialógica, na qual os alunos e o professor afirmam-se enquanto sujeitos críticos do processo de aprendizagem e na qual se procura articular dialeticamente a teoria com a prática, ou seja, valorizar o ato de aprender fazendo. Os conteúdos abordados, tanto os específicos do teatro quanto os de natureza pedagógica, relacionam-se à experiência anterior e à vivência do aluno, buscando-se uma aprendizagem significativa.

CRONOGRAMA   

Bate papo, conhecer os alunos.

O Corpo no Espaço;

Concentração;

Postura;

Equilíbrio;

Foco;

Ritmo;

Alongamento;

Breve exercício de voz;

Ação no Jogo;

Improvisação Teatral.


Leandro Bonin é ator e arte educador com formação técnica em Artes Dramáticas e pós-graduado em Arte Educação pelo Senac-Piracicaba. Como ator, participou de musicais e peças de teatro, sendo que em uma delas recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante. No cinema, participou de dois curtas. Como professor, trabalhou pelo Ceprosom, Academia Hard Dance, Life Circo Unidade de Piracicaba e Aril.



#Palhaço #PalhaçoNoHospital   #Gargalhadas   #FazeroBem#MelhoresOngs2018 #CirurgiõesDaAlegria  #dddLimeira  #DiadeDoar  #CirurgiõesDaAlegriaSóBoasNotícias #CarrinhosGalzerano  #CerâmicaCarmeloFior  #HospitalMedical   #HospitalDrMárioGatti   #SantaCasadeLimeira   #LeiRouanet   #PontoDeCulturaCirurgiõesDaAlegria    #MinistérioDaCidadania  #EscritórioRegionalSudeste   #SecretariaEspecialDaCultura #SecretariaDeCulturaeEconomiaCriativa

Leia também
  • O Menino que não Queria Tomar Remédio.

    leia mais
  • Um Sonho Realizado, Uma Comunidade Fortalecida!

    leia mais
  • Buscando Conhecimento!

    leia mais
  • Grupo Berimbantos se Apresenta na Associação Cirurgiões da Alegria!

    leia mais
  • Flor!

    leia mais